Essa seção trará um assunto cada vez mais presente no design atual, onde é necessária uma linguagem cada vez mais rica, apresentada de forma dinâmica e interativa para o usuário.
Conceito de hipermídia
A hipermídia pode ser conceituada como o conjunto de imagens estáticas e dinâmicas, sons, animações e vídeos, onde é possível ter acesso à essas mídias de um modo interativo e não linear, o usuário decide qual direção seguir.
É uma atividade que lida com diferentes tipos de imagens, textos e sons, com o hibridismo, a não-linearidade, a hipertextualidade, a navegação, a interatividade, as questões da interface e as relações com as informações. Essa atividade diz respeito à aplicação e ao conhecimento de diferentes linguagens de expressão e de comunicação e suas possibilidades de inter-relação. Também é necessário o domínio e conhecimento dos procedimentos e elementos projetuais, técnicos e tecnológicos, bem como as relações e questões pertinentes ao usuário (MOURA, 2005, p.142)
Hoje em dia, a hipermídia se torna essencial, pois a rede de computadores está cada vez mais em expansão, convivemos com um espaço virtual que através de links se ramificam em diferentes direções. Diante desse novo espaço, o design é de grande importância e relevância, mas ao mesmo tempo, o trabalho de um designer torna-se mais complexo, pois é preciso projetar de maneira eficaz, adaptando-se à essa nova realidade.
A Rede, com seus navegadores para home-pages e sites, muda o paradigma predominante do designer, que controla as variáveis que formam um design que, uma vez guiado ao centro, move-se em direção à periferia. Como é bem conhecido, na Rede o usuário tem a escolha entre as variáveis que determinam como o tipo e a cor aparecem na tela de seu monitor. O papel do designer como controlador de todas as variáveis do design está, assim, mudando (BONSIEPE, 1997, p.8)
O hipertexto é o elemento fundamental da hipermídia, pois é a estrutura de sustentação do conteúdo, da informação. Essa estrutura é composta por links, que permitem uma maior mobilidade ao usuário, permitindo que ele siga o caminho que preferir.
A grande contribuição para o hipertexto ocorreu com Ted Nelson, considerado o inventor do termo “hipertexto”, pois já na década de 1960, ele acreditava na ideia de haver uma leitura sem uma sequência fixa, não linear.
Mas o conceito de hipertexto já estava presente com a construção do “Memex”, proposta por Vannevar Bush, em 1945. Era um dispositivo que armazenava dados e permitia consulta à eles. Essas informações seriam como uma memória do indivíduo e podiam ser textuais, sonoras ou visuais. Já estava presente a quebra de linearidade e a ideia do que se tornaria hoje o hipertexto.
Características da hipermídia
A hipermídia pode ser caracterizada em:
- Hipertextualidade
Como já falado anteriormente, é a principal característica da hipermídia, pois sustenta o conteúdo. A informação precisa ter uma sustentação correta, e com a hipermídia, é possível transmitir essas informações de forma muito mais dinâmica e interativa.
- Não-linearidade
Esta característica envolve a liberdade, a mobilidade do usuário em relação a um espaço da interface, permite que o usuário escolha a direção que quiser. Deve-se pensar na estrutura da informação, dividindo de forma correta esse conteúdo, com conexões inteligentes.
- Navegabilidade
Diz respeito às possibilidades que um usuário tem na navegação de determinada interface. Pode ocorrer através de menus, botões, entre outros. É uma característica importante da hipermídia, pois é essencial uma navegação bem estruturada e criativa, para criar interesse ao usuário, fazer com que ele explore a interface.
- Hibridismo
Na hipermídia, esse termo diz respeito à mistura de diferentes linguagens, como as visuais, sonoras e verbais. Essa mistura permite uma maior riqueza em um projeto de design, além de trazer mais interesse para as pessoas.
- Interatividade
É uma das características mais importantes, pois sem interatividade, não há como as pessoas interferirem em determinada interface, em determinado site.
Esta característica também está presente ao pensar em mobilidade, assunto da próxima seção, pois através desses dispositivos móveis, as pessoas interagem com determinados aplicativos.
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