terça-feira, 10 de maio de 2011

Design

Nesta seção, apresentamos um conceito de design e também as suas características. Mostramos também a importância do design, ao trazer soluções para as necessidades da sociedade.

Conceito de design

Todos os campos do Design têm muito a contribuir, seja ele o Design Gráfico ou Digital, com soluções para problemas de comunicação e informação, o Design Industrial ou Design de Produtos, responsável pelos objetos e equipamentos que utilizamos no dia a dia.

O Design surgiu então da necessidade humana. Entendendo necessidade, nesse caso, comotodos os desejos e ansiedades dos seres humanos no contexto em que vivem, no tempo e noespaço. A sua natural evolução de conhecimento e construção de sua existência comprova suapassagem pelo mundo, transformando essas necessidades em atitudes concretas (LANDIM, p.1).

As origens do design estão relacionadas com a Revolução Industrial, e a produção mecanizada, pois a partir desta época que começou a separar-se o design da execução, por conta do processo industrial de fabricação e da divisão do trabalho. Entretanto nessa altura, o design era visto apenas como mais um dos aspectos inter-relacionados da produção mecanizada.

Até certo ponto, as origens do design podem remontar à Revolução Industrial e ao nascimento da produção mecanizada. Antes disso, os objetos eram manufaturados, significando que a concepção e realização de um objeto estavam freqüentemente a cargo de um criador individual. Com o aparecimento do processo industrial de fabricação e a divisão do trabalho, o design (concepção e planejamento) foi separado da execução [...] (LANDIM, p.2).

Já o designmoderno acabou evoluindo dos reformadores do designdo século XIX e em particular de William Morris, que tentou unir teoria e prática, o que no final acabou em insucesso, por conta do processo de fabricação artesanal utilizado por ele, mas suas idéias causaram grande impacto no Movimento Moderno.

Características do design

O design agrega valor às coisas, por isso atualmente é tão comum se achar o termo empregado nos veículos de comunicação, junto a campanhas publicitárias.

O design não é apenas um processo ligado à produção mecanizada, é um meio de conferir idéias persuasivas, atitudes e valores sobre como são ou deviam ser as coisas, de acordo com objetivos individuais, de grupo, institucionais ou nacionais. Como um canal de comunicação entre pessoas, o design oferece uma visão particular do caráter e do pensamento do designer e das suas convicções do que é importante na relação entre o objeto (solução do design), o utilizador/consumidor, e o processo do design e a sociedade [...] (LANDIM, p.3).

Podemos observar que o design tende a criar tendências, que suprem as necessidades, que evoluem e inovam a diversidade do design na sociedade. Assim como na Art Nouveau, onde ocorreram rupturas dos padrões de processos de produção em massa, e o que levou novamente ao movimento artesanal de fabricação inovando as artes gráficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário