terça-feira, 10 de maio de 2011

Fotografia

Com esta seção, procuramos contar não apenas a história da fotografia, como a sua evolução no decorrer do tempo. Também descrevemos a fotografia nos dias atuais, que permite ser visualizada digitalmente, sem a necessidade de impressão. Além disso, a fotografia também envolve a mobilidade, cujas características descrevemos na seção anterior, pois hoje em dia é mais do que comum fotografar através de aparelhos celulares.

História da fotografia

A história da fotografia iniciou-se em 1826, com Joseph Nicéphore Niepce, que foi a primeira pessoa a tirar uma fotografia verdadeira, reproduzindo a janela do sótão de sua casa. Nascido na Borgonha, Niepce dedicava-se à invenção de aparelhos técnicos e em 1816, interessou-se pela produção de imagens através de processos mecânicos pela ação da luz. Como resultado, obteve a fotografia das construções vistas da janela de sua sala de trabalho, depois de uma exposição de oito horas. Mas esse sistema era inadequado para a fotografia comum e uma nova descoberta foi feita por Louis Daguerre, nomeando-o de daguerreótipo.

Em 1837, Daguerre padronizou o processo pelo qual ele utilizava chapas de cobre sensibilizadas com prata e tratadas com vapores de iodo e revelava a imagem latente, expondo-a à ação do mercúrio aquecido. Para tornar a imagem inalterável, bastava simplesmente submergi-la em uma solução aquecida de sal de cozinha (BUSSELLE, 2004, p.30)

Com o tempo, vieram os aperfeiçoamentos dessa invenção. Mas foi com Josef Petzval que o daguerreótipo e a própria fotografia tornaram-se popular. Ele inventou uma nova lente, que era trinta vezes mais rápida do que a empregada anteriormente, o que diminuía o tempo de exposição.
Em 1840, foi possível criar o primeiro sistema onde era possível produzir um número indeterminado de cópias, através de Fox Talbot, fazendo com que a fotografia se desenvolvesse ainda mais.
Mas a revolução fotográfica ocorreu com George Eastman ao lançar a Kodak, em 1888. Agora bastava apenas bater a chapa para tirar uma fotografia e assim nasceu a fotografia moderna. Não demorou muito e surgiram novos aperfeiçoamentos. Eastman estava sempre à procura de melhorias, lançando câmeras mais baratas, pois queria que a fotografia estivesse ao alcance de todos.

A fotografia digital

A fotografia digital veio trazer muito mais facilidade para as pessoas. Com ela, é possível visualizar, editar e compartilhar as fotos sem precisar arcar com os custos de revelação. Além disso, as máquinas de hoje em dia são muito mais compactas, presentes até em celulares, tornando muito mais fácil o acesso à elas pelas pessoas.
Para um designer, a fotografia digital é de grande importância, pois dependendo da máquina fotográfica, torna-se possível compartilhar as fotos através da própria máquina para diversas redes sociais. Também é possível editar essas imagens através de softwares como Photoshop, antes de realizar o compartilhamento, além de utilizar essas edições feitas para produzir artes digitais ou interfaces de algum site, por exemplo.
Julio Preuss é um jornalista especializado em tecnologia desde 1996 e discute a fotografia digital.
Preuss foi editor de informática do jornal O DIA e editor-chefe do DIA Online. Atuou na área de fotografia digital colaborando com as revistas PC & Cia, com publicações sobre Tecnologia da Informação, Internet World, Internet.br e Webguide, e do programa de televisão Hipermídia. É responsável pelo site Fórum PCs, onde diversos colunistas contribuem com informações sobre tecnologia e tiram as dúvidas dos usuários. Foi duas vezes homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro por prestar serviços à Tecnologia da Informação no Estado.
Para compartilhar seus conhecimentos, Julio Preuss escreveu o livro Fotografia Digital: da Compra da Câmera à Impressão das Fotos, transformando-o em referência sobre esse assunto, devido à falta de bibliografia atual em português sobre a fotografia digital e também por compartilhar diversas dicas e tirar as dúvidas mais frequentes das pessoas sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário