terça-feira, 29 de março de 2011

Revisão Literária - Art Nouveau

O livro trata do começo da Art Nouveau na Europa, e se aprofunda em cada segmento do movimento, falando de suas características, seus artistas e mostrando algumas obras, como na arquitetura, que foi um dos segmentos mais reconhecidos da Art Nouveau, com prédios, entradas de metrô, escadas, entre outros.


Os artistas do art nouveau não se opunham á produção industrial de objetos e utensílios, mas desaprovavam o excesso de simplificação e insistiam em preservar um certo elemento vitalístico-ornamental que muitas vezes era difícil obter na produção em massa. (BARILLI, 2002, p. 19).


O livro também fala sobre outro segmento importante do movimento, que foi a arte gráfica. Apresenta diversos artistas que realizaram importantes cartazes, para peças de teatro, por exemplo, e apresenta algumas das técnicas utilizadas no período, como litografias e xilogravuras em preto-e-branco e em cores.

Este livro é de grande importância, pois com ele percebemos o quanto as artes gráficas fizeram parte da Art Nouveau, o quanto os artistas estavam interessados em alcançar um público bem mais amplo, utilizando as ilustrações dos jornais ou revistas e os cartazes.


BARILLI, Renato. Art Nouveau. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário