Cartazes da Art Nouveau
Como surgiram
Os cartazes na Art Nouveau surgiram no início da década de 1890, para fugir da idéia de restrição da pintura em cavalete. A preferência dos artistas eram os painéis decorativos, onde pudessem usar maior liberdade com os diversos materiais, buscando produzir relevos e texturas. As litografias e xilogravuras em preto-e-branco e em cores também eram utilizadas pelos artistas. Alguns chegaram até mesmo a desenhar letras, que complementavam os cartazes.
No início da década de 1890, Pierre Bonnard, que trabalhava com a pintura de cavalete, resolveu produzir cartazes. Bonnard destacou-se como um dos mais importantes artistas das artes gráficas, através das suas ilustrações, como as que produziu para a revista La Revue Blanche. Mas a arte dos cartazes já estava presente, graças à Jules Chéret, seu precursor. Com o cartaz que Bonnard fez para a firma de vinho France-Champagne, em 1891, a arte dos cartazes se tornou mais consolidada, devido a ousadia de seu desenho.
A partir desse momento os cartazes começaram a ter grande destaque na época, e começaram aparecer em vários lugares públicos, cabarés e cafés, para fazer propagandas publicitárias, e em cartazes de teatro.
O principal interesse dos artistas do período era a arte gráfica, pois ela lhes permitia alcançar um público mais amplo através de ilustrações de jornais e revistas ou cartazes. (BARILLI, 1991, p.59).
Toulouse-Lautrec sofreu influência de Pierre Bonnard, mesmo seguindo caminhos diferentes.
Nas obras de Toulouse é possível encontrar duas diretrizes para as quais sua arte caminhou:
De um lado, ele objetivou executar um quadro complexo da “vida moderna” registrando cenas típicas da vida pública e captando a atmosfera cotidiana da época. Mas por outro lado, ele procurou simplificar seu mundo visual com o uso de formas lineares bem definidas, vívidas e altamente expressivas. O imenso número de cartazes desenhados por ele para o Moulin Rouge, o Jardin de Paris e outros lugares públicos, e para cabarés e cafés proporcionou-lhe uma excelente oportunidade de desenvolver o “jogo de sombras” de sua arte e de compor uma série de cenas lindamente econômicas, compactas. (BARILLI, 1991, p.100).
Sua obra não foi de grande relevância para a Art Nouveau pelo fato dele não utilizar os elementos mais representativos do movimento, com os motivos florais e as formas orgânicas e ornamentais.
Elementos representados nos cartazes
Os elementos quase sempre são formas femininas, delicadas, formas retiradas da natureza; como florais, linhas orgânicas, sinuosas, assimétricas. A tipografia foi bastante utilizada nos cartazes, modernizou a tipografia desenhando novas formas de letras.
Litografias e xilogravuras em preto-e-branco e em cores eram muito usadas pelos artistas, que puseram em prática o ideal de eliminar a distinção entre belas artes aplicadas, concedendo enorme atenção mesmo ao mais modesto detalhe de frisos ornamentais nas páginas que ilustravam; era sobretudo nesses detalhes, desvinculados de um “tema”, que os artistas podiam entregar-se ás linhas livres e fluidas do art nouveau. Eles voltaram sua atenção até mesmo para as letras, desenhando com entusiasmo novos caracteres. (BARILLI, 1991, p.59).
ótimo artigo porém a falta de imagens deixou a desejar. passar bem
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